Quando estamos pensando em investir em algum negócio ou bem, sempre analisamos qual o custo-benefício que teremos na transação que estamos cogitando. Uma das dúvidas mais comuns, quando estamos falando de consórcio, é do quanto teremos que dispender ao investir numa carta de crédito, independente do fim escolhido para ela. Quando negociamos com bancos por um empréstimo ou um financiamento, estamos sujeitos às altas taxas de juros cobradas por eles que, geralmente, aumentam de tempos em tempos. O consórcio, no entanto, o juro é zero. Isso mesmo: não há juros no investimento em consórcios.

É nesse momento que começamos a pensar na taxa de administração, que é o valor cobrado para que a administradora de consórcios fixa com você em contrato e que serve para realizar a administração e manutenção do consórcio, garantindo que todos os consorciados recebam seus bens contratados. O valor da taxa administrativa de consórcio é variável e pode ser calculada através da seguinte conta, que envolve o valor nominal dela e quantidade de parcelas. Sendo mais prático, podemos usar exemplo como uma carta de crédito de R$30.000,00 que possui 50 parcelas e tem uma taxa de administração de 15%. O que fazemos aqui, partir desses dados, é dividir o percentual da taxa pela quantidade de parcelas e ver a incidência, que nesse caso é 0,3% ao mês. Sendo assim, o valor incidente (ou “adicional”) para que a administradora realize a manutenção deste consórcio é de R$90 ao mês. E quando falamos que o consórcio é um investimento sem juros, não é apenas “por falar”: esse valor é o único acréscimo na parcela, chamado de taxa administrativa e que é imutável até o fim do grupo de consórcio.
É por esse tipo de conta que podemos ter cada vez mais certeza de que o consórcio é o melhor e mais vantajoso investimento de médio e longo prazo que podemos fazer, angariando bens, formando patrimônio, fugindo de juros altíssimos e, o mais importante, realizando uma compra sustentável. O Consórcio Unilance está desde 1991 realizando sonhos. Que tal vir realizar o seu conosco?