Já comentamos aqui no blog da Unilance o quanto os investimentos em consórcios são extremamente vantajosos, independente do bem que você deseja adquirir: casa, apartamento, automóveis, até mesmo barcos, aviões e helicópteros. A ideia do consórcio é da compra programada, sempre respeitando o quanto você pode investir, sem fazer com que você tenha valores diferentes de um mês para outro (como acontece nos empréstimos e financiamentos bancários). No consórcio, o valor da parcela é fixo e estabelecido em contrato. O que varia entre um grupo e outro é a sua duração e muitas pessoas perguntam: posso ser contemplado no consórcio em 1 ano? Hoje nós vamos explicar que sim, é possível!

Quando estamos falando de consórcio, é impossível não pensarmos na contemplação, que nada mais é que a liberação da carta de crédito para o consorciado adquirir o bem desejado. Existem duas formas de ocorrer a contemplação do consorciado: o sorteio e o lance.

No caso do sorteio, prevalecem as chances iguais de todos os associados, já que ele é realizado durante as assembleias e podem concorrer todos os consorciados que estiverem em dia com seus vencimentos. Cada participante do grupo de consórcio possui um número de cadastro, entregue na assinatura do contrato do seu consórcio. Durante as assembleias, são sorteados alguns números para terem suas cartas contempladas antecipadamente e isso pode ocorrer já no primeiro mês de participação do consórcio (caso o consorciado seja um grande sortudo). Ah, vale lembrar que mesmo após a contemplação antecipada, os vencimentos do consórcio devem ser pagos normalmente.

No caso do leilão, prevalece quem pode dar o maior lance do consórcio em questão para ter sua carta contemplada antecipadamente. Da mesma forma que no sorteio, é necessário que todos os participantes do leilão estejam em dia com suas obrigações junto ao consórcio. O valor dado no vencedor do leilão é abatido das parcelas restantes do consórcio.

Esperamos ter respondido sua dúvida! Venha para o Consórcio Unilance realizar os seus sonhos!