Um dos maiores problemas enfrentados por boa parte dos brasileiros é a falta da cultura e dos ensinamentos da educação financeira. Sem dúvida nenhuma, se fossemos instruídos desde cedo a importância da economia, de poupar, investir, entender como funcionam juros e correção monetária, podemos ter certeza de que o patamar financeiro do Brasil e do brasileiro seria bem diferente.

Ainda assim, há algumas formas que encontramos de aprender como trabalhar melhor nosso dinheiro quando entendemos, de fato, como funcionam alguns tipos de investimentos como o consórcio, por exemplo. Nessa modalidade, como já falamos, é uma forma de poupança programada, onde o retorno é garantido e você pode adquirir o seu bem assim que ter a sua carta de crédito contemplada. Ainda assim, algumas pessoas acabam desistindo dos seus consórcios, seja por não estar vencendo com os pagamentos em dia, ou razões mais simples como não ter a paciência no caso da espera da contemplação da carta. Uma das dúvidas que sempre surgem para as pessoas é a do que acontece caso desistam de um consórcio. Claro, ninguém entra num consórcio pensando em desistir, mas pode acontecer e é bom saber o que acontece. Caso você tenha entrado em um grupo de consórcio e, por alguma razão desista, parte do dinheiro pode, sim, retornar ao desistente do grupo. No entanto, é válido lembrar que o dinheiro que retorna é a diferença de tudo que foi pago subtraído de valores de multa, de valores de parcela da taxa de administração e seguros relacionados (todos esses itens são firmados em contrato e você tem acesso para saber quais os descontos em caso de desistência). Ah, esse valor você recebe ao final do consórcio e é corrigido pelo Índice Nacional de Consórcios. Avisando a desistência do consórcio você não concorrerá mais às contemplações e, no final do grupo, não terá sua carta de crédito (apenas o dinheiro corrigido como falamos anteriormente).

Esperamos que tenhamos explicado bem como funciona a desistência do consórcio (e também que você nunca precise disso, certo?). Consórcio Unilance, realizando sonhos desde 1991!