No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data especial em que todas as homenagens são para quem, na verdade, são dignas de serem homenageadas a vida toda. Mas esta nunca pode ser considerada uma data qualquer, uma data comercial: o Dia Internacional da Mulher é também uma data para refletir, pensar melhor sobre as atitudes que tomamos diariamente para com elas. E alguns dados podem nos mostrar os porquês dessa data ser tão importante no calendário:

Diariamente, mulheres sofrem todo o tipo de violência, seja física, psicológica, moral ou sexual.  No primeiro semestre de 2016 foram realizados 67.692 atendimentos com relatos de violência contra a mulher: 51% de violência física, 31% de violência psicológica, 6,5% de violência moral, 4,86% de cárcere privado, 4,3% de violência sexual. 3 em cada 5 mulheres já sofreram violências em relacionamentos. 98% da população brasileira já ouviu falar na lei Maria da Penha e 70% consideram que a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos no Brasil. Todos estes dados são recentes, em pesquisas realizadas pelo Data Popular e pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

Mulheres nasceram para serem livres, para fazerem tudo que sentirem vontade e embelezar não só as nossas vidas, mas também o mundo todo. Precisamos ser atenciosos, cuidadosos , compreensivos e, acima de tudo, muito respeitosos com as mulheres.

Como diria Paulo Coelho:

“Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos ‘em formol’ nem em spa… viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto. Tudo junto!”

À todas as mulheres, fica o nosso desejo de Feliz Dia Internacional da Mulher.