Já estamos em fevereiro, pós-carnaval e agora começam as “verdadeiras” contas, não é? Muitas pessoas consideram que o ano só começa de fato após o carnaval, mas acontece que os boletos e as contas não param… Aí perguntamos para você: como você preparou a sua disciplina financeira? Se você planejou e conseguiu provisionar as contas e deixar guardado aquele dinheiro pra não dever na praça, bacana! Se você faz parte do time das pessoas que não conseguiu (ou não soube) fazer um planejamento, fique tranquilo! O blog do Consórcio Unilance vem aqui te ajudar a ver como ter mais disciplina financeira e mudar a sua vida e a forma de lidar com o dinheiro.
• Prioridades!
Defina quais são as suas prioridades e obrigações financeiras, antes de mais nada. Faça um levantamento de todas as suas contas e os vencimentos delas. Além disso, veja quais são as mais importantes e coloque em ordem decrescente. Ah, todas elas são importantes, ok? Nada de “deixar para depois”. Coloque-as em ordem e aí vá acertando uma a uma, ou vendo como fazer isso. Entenda qual é a sua situação financeira atual.
• Tudo na ponta do lápis
Já percebeu que nós falamos muito de “colocar as coisas na ponta do lápis”? É porque essa é a forma mais fácil e pratica de sabermos para onde está indo nosso dinheiro. Sabendo para onde ele vai, nós podemos definir onde gastar e onde não gastar nosso dinheiro à toa, certo?
• Crie seu orçamento pessoal
Agora que você definiu suas prioridades e já sabe para onde vai o seu dinheiro, crie seu orçamento pessoal: saiba onde, quando e com o que gastar previamente. Discipline-se a gastar o que você estipulou, sem estourar o seu teto orçamentário.

No nosso blog tem vários textos mostrando como fazer um planejamento financeiro, onde investir, quanto investir. O Consórcio Unilance está aqui para ajudar você!