Como falamos anteriormente no post sobre a ausência de juros mutáveis num contrato de consórcio, nós citamos também que além das parcelas poderem sofrer alteração no valor, o valor do crédito da sua carta também está sujeita a sofrer alterações. Hoje, aqui no blog do Consórcio Unilance, nós vamos explicar como funcionam estes reajustes e como isso pode impactar o andamento do grupo ao qual você é consorciado.

Como o princípio do consórcio é ser uma espécie de “poupança programa”, onde você já sabe o quanto vai investir e qual o retorno terá, o dinheiro fica sujeito a valorização e/ou desvalorização, assim como qualquer outro investimento (ouro, cryptomoedas, etc). Você lembra da analogia que fizemos no post dos juros? O dinheiro que temos hoje em conta vale “mais” que ontem e “menos” que amanhã. É por essas e outras que existem os reajustes, que fazem com que sua carta de crédito acompanhe o fluxo do mercado financeiro e siga, através de índices, o mesmo valor ao qual você está esperando ao final do seu consórcio. Por regra, o reajuste deve ser realizado ao menos uma vez a cada 12 meses e não menos que isso. Como o reajuste é realizado no valor total da carta de crédito, essa mesma mudança é aplicada às parcelas para que elas totalizem o valor atualizado da carta de crédito, assim como também ajuda a tornar “mais justa” a entrada de pessoas ao longo do grupo consorciado, já que estão participando de um grupo que tinha um valor base e que, de acordo com o índice escolhido, sofreu alteração no valor da carta.

Os reajustes são baseados em índices que são firmados em contratos e que você pode acompanhar através de sites e blogs que falam de economia. Dentre os mais usados estão o IGP-M, o CUB, o INCC, ou o conhecidíssimo INPC, cuja publicação é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Alguma dúvida sobre reajuste no valor da carta de crédito com o consórcio em andamento? Ou tem alguma dúvida sobre consórcios? Entre em contato com o Consórcio Unilance que a gente responde pra você! Consórcio Unilance, desde 1991 trabalhando com transparência e responsabilidade!